Instituto Pensar - Allende, o maior avanço do Socialismo Democrático na América Latina

Allende, o maior avanço do Socialismo Democrático na América Latina

por: Da Redação 


(Foto: Reprodução)

Um artigo assinado pela Diretora Executiva da Fundação Salvador Allende, Marcela Ahumada, recordou o legado ético, social e democrático deixado médico socialista Salvador Allende. Há cinquenta anos, em 4 de setembro de 1970, Allende venceu as eleições, tornando-se Presidente do Chile. Em plena Guerra Fria, era a primeira vez na América Latina que um socialista chegava ao poder por meio de eleições, democraticamente e em liberdade.

Ahumada afirma que refletir sobre o legado político e democrático desse momento que marcou o Chile e o mundo é parte necessária do processo de redesenho e fortalecimento do projeto progressista ? um projeto que ainda hoje busca uma construção mais justa, igualitária e sociedades profundamente democráticas para serem capazes de enfrentar os novos desafios atuais e os do futuro.

Participação da sociedade

A executiva destaca que a principal característica do processo de Unidade Popular de Allende e seu triunfo eleitoral foi a liderança e tenacidade do próprio Allende na construção de um projeto político que contou com a participação plena de todas as camadas da sociedade.

"Seu projeto político buscou incansavelmente ligar os dois mundos da política e da sociedade civil. A participação da sociedade civil e suas diversas organizações (como associações de mães, conselhos de bairro, sindicatos e partidos) foi um elemento essencial na criação e implementação de um programa de governo que refletisse as necessidades sociais do país. Pela primeira vez na história do Chile, o povo se sentiu parte de um projeto social e político baseado na igualdade de oportunidades e condições. Allende governou com o povo e para o povo, por isso ficou carinhosamente conhecido como ?presidente camarada?.?

Ela cita ainda um trecho do discurso em que o próprio Allende reafirmava seu compromisso com o país. "Estamos realizando essa transformação revolucionária aprofundando o regime democrático, respeitando o pluralismo de nossa organização política, dentro da ordem jurídica e com os instrumentos jurídicos que o país se deu ? não só mantendo, mas ampliando o cívico e social, individual e coletivo liberdades ?, disse Salvador Allende na Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), em 1972.

Respeito às instituições democráticas

Para Salvador Allende, o programa de transformação estrutural deveria respeitar sem reservas as instituições democráticas existentes. No entanto, também deveria transformar a insuficiente democracia liberal representativa em uma social-democracia que assegurasse aos cidadãos direitos sociais básicos ? trabalho, remuneração e aposentadorias decentes, saúde e educação universais, direitos das mulheres e crianças.

"Democracia e liberdade são incompatíveis com o desemprego, com falta de moradia, com falta de cultura, com analfabetismo, com doença. Como podemos aprofundar a democracia? Dando mais empregos às pessoas. Por melhor redistribuição. Construindo mais casas. Dando mais educação, cultura e saúde ao povo?, disse Salvador Allende no primeiro aniversário de seu governo, em novembro de 1971.

Marcela Ahumada também reforça que o legado político de Allende também foi seu trabalho incansável pela unidade da esquerda, respeitando suas diferentes nuances e sempre tratando as diferenças com transparência. O programa de seu governo não era apenas uma lista técnica e burocrática de políticas públicas. Foi uma estratégia de longo prazo para dotar a esquerda de um projeto político sólido que atendesse às demandas sociais, econômicas e culturais de mudança estrutural. Isso seria feito de forma sustentável e ao longo do tempo, usando uma linguagem acessível a todos.

No início da presidência de Allende, o programa Unidade Popular continha uma lista das primeiras 40 medidas de grande impacto. Quando lidos hoje, ainda são surpreendentemente relevantes: "Chega de fraude com os preços dos medicamentos; locação de imóveis a preços justos; previdência social para todos; aposentadorias justas; leite para todas as crianças do Chile; uma nova economia para acabar com a inflação; clínicas maternas e infantis em todas as cidades; não há mais impostos sobre alimentos básicos?. Estes são apenas alguns exemplos do que constava na lista.

Legado a ser resgatado

Allende deixa um legado democrático e ético que precisa ser resgatado e valorizado por todos os progressistas. Nas últimas décadas, em várias regiões do mundo, ela diz, nossos sistemas democráticos foram atingidos por ditaduras criminosas, fanáticos da direita, populismo e nacionalismos fortes que levaram à degradação de nosso tecido social e à divisão da esquerda.

Cinquenta anos depois, o legado de Allende nos chama a trabalhar em unidade e colaboração para combater as tremendas desigualdades que o modelo neoliberal gera, enriquecendo ainda mais os representantes do grande capital, esquecendo a maioria da população que reivindica dignidade de tratamento, igualdade de oportunidades e participação real na formulação e implementação de políticas públicas voltadas ao atendimento de suas necessidades.

"É fundamental que nos unamos novamente, imaginando novas formas de articular as dimensões sociais e políticas e de aprofundar nossos sistemas políticos, com mais e melhor democracia, buscando o bem comum e não o individualismo que tem permeado nossas sociedades nas últimas décadas. Desejamos voltar a uma abordagem coletiva para enriquecer-nos mutuamente com uma política melhor que não exclua ninguém e na qual todos façamos parte do mesmo projeto, seguindo o grande exemplo que Salvador Allende nos deixou?.



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: